sábado, 9 de agosto de 2008

Gameplay do jogo favorito - Fire Emblem

Disciplina - Roteiro para Games
Aviso pra quem não jogou: Este texto pode conter spoilers.

Novamente com Fire Emblem, agora é a hora de falar do modo de jogo. Após toda a apresentação inicial e de passar pela tela título, caso seja sua primeira vez jogando, terá apenas a opção "New Game", que nos leva ao início da jornada da Lyn. [Caso já tenha começado, aparecerão opções "Resume Chapter", "Restart Chapter", "Copy Data", Erase Data" a mais. Assim que terminar o jogo, a opção "Extras" também estará disponível]
Agora, utilizarei "New Game"
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Então recebo três opções para modificar. Substituí o nome para Yoh, que costumo utilizar em jogos. Troco meu mês de nascimento, assim mudando o símbolo ao lado do meu nome. O que seria isto? Veremos mais pra frente. Gênero? Masculino está bom, mas o mais impressionante é que não importa muito o que eu coloque aqui, o Sprite do meu personagem não muda mesmo. E ele mal fica muito tempo na tela.
O jogo é dividido em capítulos, e temos o prímeiro com o nome de "Prologue: A Girl from the Plains", que no caso serve como tutorial para nos adaptarmos com o jogo. [na verdade, a jornada da Lyn praticamente inteira serve como um grande tutorial pro que está por vir depois]
Após a conversa amigável com Lyn, temos que derrotar alguns bandidos. É aqui que começa a ação!
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Interessante, temos uma interface amigável aqui. No controle de um cursor, o que é comum nos jogos táticos, podemos vagar livremente pela tela, e obter algumas informações. Logo de cara percebemos alguns status da personagem, mostrando o nome, quantidade de HP(pontos de vida) e um breve retrato da face de nossa amiga. No outro canto da tela, temos o objetivo da missão. "Seize Gate", então temos que conquistar o posto do inimigo para vencer. Notemos também que as unidades do jogador são azuis, e as inimigas são vermelhas. E aquele inimigo vermelho com um pequeno escudo é o chefe do capítulo, e está guardando o local que devemos conquistar. Há ainda uma descrição do tipo de terreno em que estamos, e os bônus que ele concede. Florestas nos dão mais cobertura, aumentando a defesa e esquiva do personagem. Isso pode não ser muito importante no começo, mas é bom tirar vantagem disso contra alguns inimigos. Temos um lago, que não é possível atravessar, uma casa, que também nos concede bônus, algumas montanhas, que são obstáculo para unidades terrestres, e uma grande planície, que deixa as batalhas mais justas, sem bônus por terreno. Vejamos também os Status de nossa personagem, mais aprofundados.
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Temos então três páginas de Status, envolvendo uma imagem do rosto da personagem, sua classe, nível, experiência e HP. Temos também informações como Força, Habilidade, Velocidade, entre outras. Lembram do símbolo ao lado do meu nome? Temos um parecido aqui também. Isto é o símbolo de Afinidade, um sistema do jogo que fornece alguns bônus para personagens com a mesma Afinidade que a sua, além de fornecer bonus em Ataque, Acerto, Crítico e Esquiva se você cultivar a amizade entre suas unidades. Na segunda tela, temos as armas e itens que o personagem carrega, e as informações sobre os dados antes mencionados. Mudando para a terceira tela, temos as armas que a personagem pode utilizar, e o nível de arma que ela possui, sendo E,D,C,B,A e S os diferentes níveis de arma. Cada arma possuí um nível requerido para ser utilizada, e seu nível aumenta conforme você utiliza as armas. O mesmo vale para magias com unidades mágicas. Há um grande espaço vazio abaixo das armas, e este é o local onde ficam os "Supports", o nível de relação de uma personagem com outra. Caso duas unidades fiquem próximas por várias batalhas, e tenham uma relação entre si, é possível descobrir um pouco mais sobre elas por meio dos suportes, além de receber os bônus quando lutam próximas. Os níveis de suporte crescem de C para A, e uma unidade só pode fazer cinco suportes, podendo ser 5 de nível C, ou 1 de nível A e 1 de nível B, ou mesmo 2 de nível B e 1 de C. Se por acaso tiverem suporte em A, pode ser que alguma coisa se altere no final do jogo.
Agora chega de status e vamos pra ação.
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Os espaços azuis são a área de movimento da personagem. A área vermelha são as possibilidades de ataque.
Após alguns turnos de aproximação temos a possibilidade de atacar.
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Vejamos. Uma barra simplificada de como ocorrerá a batalha. Aqui temos também o triângulo das armas sendo aplicado. Uma espada tem vantagem contra um machado, que vence da lança, que por sua vez derrota a espada. Existe um sistema como este para as magias também. Temos um x2 flutuando, que significa que minha unidade atacará duas vezes, por ser mais rápida. Uma antes e outra depois do oponente contra-atacar. As chances de acerto dele são bem baixas, graças à vantagem da espada, e da falta de skill do oponente.
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Na tela de batalha temos algumas animações, tanto do ataque da minha unidade como da unidade inimiga.
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Podemos também usar os itens de recuperação para poder partir pra cima sem ter medo.
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Na batalha contra o chefe, temos uma breve conversa, pra mostrar que ele é importante.
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Mas ele deve estar sem sorte... Um golpe crítico foi ativado, que dá o triplo do dano original! As animações dos golpes críticos são diferentes dos comuns, e geralmente são mais interessantes, apesar de um pouco exageradas.
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Com isso, Lyn ganha experiência suficiente e passa de nível! Há um sistema de Evolução para estes atributos, então eles não são sempre os mesmos a aumentar, apesar de alguns terem mais sorte que outros.
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Derrotamos o chefe, mas ainda não acabou! Lembra-se que a missão é de conquista? Pois é, agora é hora de finalizar dando um "Seize" no local que o chefe guardava.
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Muito bem, missão finalizada. Assim são feitas as batalhas de Fire Emblem. Claro, esta primeira é só um tutorial, ensinando como são os comandos do jogo. Mais pra frente teremos coisas assim:
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Para selecionar que unidades vão ser mandadas em cada capítulo, e como diferentes unidades se moverão ao seu comando. E outra coisa, se uma unidade for derrotada, ela não voltará na mesma jornada, e poderá até morrer, dependendo de sua importância na história principal. Mas ela não poderá ser reutilizada.

Com isso, termino a explicação de Gameplay de Fire Emblem. Boa sorte àqueles que desejarem embarcar nesta aventura.
~Mike

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