Novamente com Fire Emblem, agora é a hora de falar do modo de jogo. Após toda a apresentação inicial e de passar pela tela título, caso seja sua primeira vez jogando, terá apenas a opção "New Game", que nos leva ao início da jornada da Lyn. [Caso já tenha começado, aparecerão opções "Resume Chapter", "Restart Chapter", "Copy Data", Erase Data" a mais. Assim que terminar o jogo, a opção "Extras" também estará disponível]
Agora, utilizarei "New Game"
Então recebo três opções para modificar. Substituí o nome para Yoh, que costumo utilizar em jogos. Troco meu mês de nascimento, assim mudando o símbolo ao lado do meu nome. O que seria isto? Veremos mais pra frente. Gênero? Masculino está bom, mas o mais impressionante é que não importa muito o que eu coloque aqui, o Sprite do meu personagem não muda mesmo. E ele mal fica muito tempo na tela.
O jogo é dividido em capítulos, e temos o prímeiro com o nome de "Prologue: A Girl from the Plains", que no caso serve como tutorial para nos adaptarmos com o jogo. [na verdade, a jornada da Lyn praticamente inteira serve como um grande tutorial pro que está por vir depois]
Após a conversa amigável com Lyn, temos que derrotar alguns bandidos. É aqui que começa a ação!
Interessante, temos uma interface amigável aqui. No controle de um cursor, o que é comum nos jogos táticos, podemos vagar livremente pela tela, e obter algumas informações. Logo de cara percebemos alguns status da personagem, mostrando o nome, quantidade de HP(pontos de vida) e um breve retrato da face de nossa amiga. No outro canto da tela, temos o objetivo da missão. "Seize Gate", então temos que conquistar o posto do inimigo para vencer. Notemos também que as unidades do jogador são azuis, e as inimigas são vermelhas. E aquele inimigo vermelho com um pequeno escudo é o chefe do capítulo, e está guardando o local que devemos conquistar. Há ainda uma descrição do tipo de terreno em que estamos, e os bônus que ele concede. Florestas nos dão mais cobertura, aumentando a defesa e esquiva do personagem. Isso pode não ser muito importante no começo, mas é bom tirar vantagem disso contra alguns inimigos. Temos um lago, que não é possível atravessar, uma casa, que também nos concede bônus, algumas montanhas, que são obstáculo para unidades terrestres, e uma grande planície, que deixa as batalhas mais justas, sem bônus por terreno. Vejamos também os Status de nossa personagem, mais aprofundados.
Temos então três páginas de Status, envolvendo uma imagem do rosto da personagem, sua classe, nível, experiência e HP. Temos também informações como Força, Habilidade, Velocidade, entre outras. Lembram do símbolo ao lado do meu nome? Temos um parecido aqui também. Isto é o símbolo de Afinidade, um sistema do jogo que fornece alguns bônus para personagens com a mesma Afinidade que a sua, além de fornecer bonus em Ataque, Acerto, Crítico e Esquiva se você cultivar a amizade entre suas unidades. Na segunda tela, temos as armas e itens que o personagem carrega, e as informações sobre os dados antes mencionados. Mudando para a terceira tela, temos as armas que a personagem pode utilizar, e o nível de arma que ela possui, sendo E,D,C,B,A e S os diferentes níveis de arma. Cada arma possuí um nível requerido para ser utilizada, e seu nível aumenta conforme você utiliza as armas. O mesmo vale para magias com unidades mágicas. Há um grande espaço vazio abaixo das armas, e este é o local onde ficam os "Supports", o nível de relação de uma personagem com outra. Caso duas unidades fiquem próximas por várias batalhas, e tenham uma relação entre si, é possível descobrir um pouco mais sobre elas por meio dos suportes, além de receber os bônus quando lutam próximas. Os níveis de suporte crescem de C para A, e uma unidade só pode fazer cinco suportes, podendo ser 5 de nível C, ou 1 de nível A e 1 de nível B, ou mesmo 2 de nível B e 1 de C. Se por acaso tiverem suporte em A, pode ser que alguma coisa se altere no final do jogo.
Agora chega de status e vamos pra ação.
Os espaços azuis são a área de movimento da personagem. A área vermelha são as possibilidades de ataque.
Após alguns turnos de aproximação temos a possibilidade de atacar.
Vejamos. Uma barra simplificada de como ocorrerá a batalha. Aqui temos também o triângulo das armas sendo aplicado. Uma espada tem vantagem contra um machado, que vence da lança, que por sua vez derrota a espada. Existe um sistema como este para as magias também. Temos um x2 flutuando, que significa que minha unidade atacará duas vezes, por ser mais rápida. Uma antes e outra depois do oponente contra-atacar. As chances de acerto dele são bem baixas, graças à vantagem da espada, e da falta de skill do oponente.
Na tela de batalha temos algumas animações, tanto do ataque da minha unidade como da unidade inimiga.
Podemos também usar os itens de recuperação para poder partir pra cima sem ter medo.
Na batalha contra o chefe, temos uma breve conversa, pra mostrar que ele é importante.
Mas ele deve estar sem sorte... Um golpe crítico foi ativado, que dá o triplo do dano original! As animações dos golpes críticos são diferentes dos comuns, e geralmente são mais interessantes, apesar de um pouco exageradas.
Com isso, Lyn ganha experiência suficiente e passa de nível! Há um sistema de Evolução para estes atributos, então eles não são sempre os mesmos a aumentar, apesar de alguns terem mais sorte que outros.
Derrotamos o chefe, mas ainda não acabou! Lembra-se que a missão é de conquista? Pois é, agora é hora de finalizar dando um "Seize" no local que o chefe guardava.
Muito bem, missão finalizada. Assim são feitas as batalhas de Fire Emblem. Claro, esta primeira é só um tutorial, ensinando como são os comandos do jogo. Mais pra frente teremos coisas assim:
Para selecionar que unidades vão ser mandadas em cada capítulo, e como diferentes unidades se moverão ao seu comando. E outra coisa, se uma unidade for derrotada, ela não voltará na mesma jornada, e poderá até morrer, dependendo de sua importância na história principal. Mas ela não poderá ser reutilizada.
Com isso, termino a explicação de Gameplay de Fire Emblem. Boa sorte àqueles que desejarem embarcar nesta aventura.